top of page

Clínica para dependentes e alcoólatras que atende pelo Ipasgo

 A Clínica de Reabilitação para Dependentes que atende pelo Ipasgo tem o principal objetivo de proporcionar bem-estar e qualidade de vida, buscando a modalidade que melhor se encaixa em cada caso, o que contribui efetivamente para o sucesso da recuperação do dependente e para o retorno a uma vida produtiva na família, no trabalho e na sociedade. Jovens de 15 a 17 Anos, adultos 18 a 59 Anos e idosos 60 a 79 do sexo masculino e Feminino.


A partir das Idades citada acima, do sexo masculino e Feminino, com quadros de transtornos de abuso/compulsão de drogas lícitas ou ilícitas e suas respectivas consequências danosas, bem como de co-morbidades psiquiátricas correlacionadas ao diagnóstico toxicomaníaco.


clinica de dependentes que atende ipasgo
clínica de recuperação ipasgo

2. Uma atenção especializada em Dependência Química / Alcoólica:


Em 1964, a Organização Mundial de Saúde (OMS) postulou que dependência química não tem como característica essencial a tolerância ou a dependência física, mas o consumo compulsivo de drogas, isto é, a pressuposição de uma alteração mais comportamental do que metabólica. Hoje em dia, a revista American PsychiatricAssociation (APA), sistema diagnóstico mais influente para distúrbios mentais, define a dependência química (vício) como um agrupamento de sintomas indicando que o indivíduo continua a usar uma determinada substância apesar de ter consciência de que ela está lhe trazendo danos.


Atualmente a avaliação de um paciente na clínica de recuperação Ipasgo tá envolvido em alterações comportamentais decorrentes do uso de substâncias psicoativas é realizada levando em conta várias dimensões:


2.1 Avaliação Física e histórico de problemas de saúde


Avalia-se o peso, sinais vitais, integridade física, resposta a estimulos sensoriais, disposição física, se há distúrbio de alimentação e sono, necessidades fisiológicas. Avalia-se também indicios de problemas físicos de saúde, histórico de problemas de saúde, se há presença de ferimentos e dores, investiga-se histórico de tolerância ou alergia a medicações.


2.2 Avaliação Clínica de consumo e critérios de gravidade


É investigado se há a presença de pelo menos a três critérios apresentados durante os últimos 12 meses como por exemplo: Fissura, tolerância, uso frequente e acima do planejado, abstinência, complicações de saúde em decorrência do uso abusivo e etc, conforme metodologia e classificação do DSM-V.


2.3Avaliação motivacional:


Estágio do paciente em relação a mudança e suas expectativas em relação ao tratamento.


2.4 Avaliação de risco


Avalia a existência de problemas agudos relacionados ao uso de substâncias. Principais riscos segundo a NHS (2006):


⦁ risco de auto agressão, fuga, suicídio, automutilações.

⦁ risco associado ao uso de droga: overdose, ambientes de consumo violentos;

⦁ risco de causar danos a terceiros: ameaça a equipe, crianças, violência doméstica, condução de veículos;

⦁ Comportamentos de risco, sexo sem proteção, troca de drogas por sexo.


2.5 Avaliação psiquiátrica


A clínica que atende pelo Plano de Saúde Ipasgo Avalia a presença de transtornos mentais associados e a necessidade de medicação específica para dependência química/alcoólica ou conforme o quadro clínico diagnóstico pelo CID 10.


2.6 Avaliação neurológica


Avalia a presença de alterações cognitivas. Na Clínica de Reabilitação Ipasgo Não é uma avaliação obrigatória, mas todo profissional deve considerar a presença de alterações cognitivas entre usuários de álcool e outras drogas.


OBS: Quando necessário, o psicólogo responsável também auxilia por meio de aplicações de testes cognitivos para avaliar possíveis prejuízos e se há quadro de demência instalada em casos específicos.


Introdução:


Os transtornos mentais são agravos de saúde altamente prevalentes na sociedade atual. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), transtornos mentais como depressão, abuso de álcool, transtorno bipolar e esquizofrenia se encontram entre as 20 principais causas de incapacidade. Fato pela qual a ocorrência de internações tem sido um recurso necessário de acordo com a lei 10.2016 e 13.840/19, uma vez que outros serviços de atenção secundária a saúde não são suficientes.


Em vista da emergência por práticas de tratamento e saúde mental que sejam eficazes, é lícito afirmar que qualquer proposta institucional que ofereça algum tratamento em saúde mental atualmente precisa de uma equipe multidisciplinar e projeto de tratamento que funcione por meio de etapas, que seja essencialmentehumanizado, tenha uma visão holísticae que considere o sujeito em sua integralidade, com respeito a sua raça, cultura, cor, sexo, subjetividade e etnia.


A Clínica de Recuperação Ipasgo - é uma instituição especializada no cuidado e reabilitação de dependentes químicos/alcoólatras e comorbidades de forma humanizada com resgate a dignidade, através de um trabalho consistente de reabilitação física, cognitiva, comportamental, motivacional e espiritual. Sua filosofia é o bem-estar e a transformação do paciente com a estimulação de suas potencialidades, corresponsabilidade e desenvolvimento de habilidades de enfrentamento para maior auto eficácia em sua ressocialização.


Em acordo com as exigências da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, a instituição em questão respeita a resolução - RDC 29 e ampara-se nos critérios de Comunidade Terapêutica privada, com a prestação de serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas (SPA), em regime de residência.


O que oferecemos


A Clínica de Recuperação que atende pelo plano de saúde Ipasgo em atendimento via telefone 24 horas: A instituição oferece atendimento 24 horas para agendamento, orientação, direcionamento de internações em pronta urgência sendo voluntárias ou involuntárias.


Avaliações Ambulatoriais Emergenciais: Atendimento multidisciplinar com o paciente e seus familiares. No intuito de avaliar o estado emocional e cognitivo, bem como o nível de abuso ou dependência de uso de drogas. Durante esta etapa se promove, a principio, atendimentos individuais com o paciente e seus familiares, seguidos de um atendimento conjunto com familiares e pacientes, com o objetivo de definir o encaminhamento terapêutico para o caso.


Equipe de atendimento em internação com enfoque multidisciplinar: Contamos com uma equipe de saúde multidisciplinar especializada em saúde mental e Dependência Química/Alcoólica..


O objeto deste Contrato é a prestação particular de serviços clínicos terapêuticos e

acomodações para tratamento de ALCOOLISMO/DEPENDÊNCIA QUÍMICA.


Entende-se por atendimento particular de prestação de serviços e acomodações clinicas, o

atendimento efetuado sem nenhuma cobertura com qualquer Instituto Previdenciário (inclusive SUS - Sistema Único de Saúde), cooperativas, empresas comerciais, indústrias, ou de convênios.



  • CNPJ: 01.246.693/0001-60 | 01246693000160 [ MATRIZ ] - ATIVA desde 1998-07-28 Nome: Instituto de Assistencia dos Servidores Publicos do Estado de Goias - Ipasgo Fantasia nome: Ipasgo Localização: St Pedro Ludovico, Goiania - GO

  • CNPJ: 04.050.973/0001-96 | 04050973000196 [ MATRIZ ] - ATIVA desde 2000-04-18 Nome: Goias - Fundo de Previdencia Estadual Fantasia nome: Ipasgo Previdencia Localização: St Pedro Ludovico, Goiania - GO


+Mais Clínicas Jovens Livres

​​

Atendemos os Planos de Saúde Unimed, Bradesco, Porto Seguro, Sul América entre outro confira ​

168 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page