top of page

Clinica de Recuperação em Natal - Rio Grande do Norte 

Clinica de recuperação em Natal RN

Clinica de Recuperação em Natal - RN, é referência na Região, com anos de experiência no tratamento dependência química e tratamento para alcoólatra

 

Internação Imediata clique Aqui 

 

O principal objetivo é proporcionar bem-estar e qualidade de vida, buscando a modalidade que melhor se encaixa em cada caso, o que contribui efetivamente para o sucesso da recuperação do dependente e para o retorno a uma vida produtiva na família, no trabalho e na sociedade.

 

O Tratamento na clínica de reabilitação em Natal - Rio Grande do Norte, você encontra segurança, profissionalismo e respeito.

 

Essas características estão presentes em todos os nossos processos, do atendimento à internação e conclusão dos nossos tratamentos, ao relacionamento entre pacientes, familiares e nossa equipe terapêutica.

O tratamento de reabilitação para homens dependentes químicos pode ser realizado em duas modalidades, que se dividem em Tratamento Voluntário e Tratamento Involuntário.

O tratamento voluntário, como o próprio nome sugere, acontece quando o paciente aceita de vontade própria iniciar o combate à dependência química.

Sem dúvida o tratamento voluntário é o mais recomendado, pois com a conscientização do paciente, a internação e todo tratamento em si costuma ser mais eficiente e eficaz.

Mas como nem sempre o dependente químico tem consciência de sua situação, o Grupo Jovens Livres também trabalha com o tratamento involuntário, que ao contrário do tratamento voluntário, não necessita da autorização do paciente, bastando a autorização de familiares e responsáveis.

O tratamento involuntário acontece quando a situação foge do controle e o dependente químico corre riscos que podem até o levar ao óbito.

 

Quanto tempo dura o tratamento na clínica de recuperação em Natal - Rio Grande do Norte

 

O tratamento na Clinica de Recuperação em Natal - Rio Grande do Norte tem uma duração média entre 90 ou 180 dias.

Mas esta é apenas uma estimativa. Não existe um tempo exato que se pode dizer que um dependente químico ficará internado.

Vários fatores podem influenciar no tempo de internação e alguns deles são:

  • Tipo de droga consumida

  • Por quanto tempo consumiu

  • A quantidade consumida

  • Se consumiu mais de um tipo de droga

  • Metabolismo do paciente

  • Idade do paciente

 

Isso, apenas para citar alguns dos fatores que definem o tempo de internação na clínica de recuperação masculina.

A duração dos nossos tratamentos é determinada mediante avaliação médica especializada para identificar os itens citados anteriormente e vários outros, como o nível de dependência das drogas e a intensidade com que a saúde física e psicológica do dependente está afetada.

É comum que a família sinta falta do ente querido no período em que ele ficará em tratamento na clínica de recuperação.

E muito provavelmente o dependente químico também sentirá falta de seus familiares.

Mas o tratamento deve ser feito em seu tempo certo e esse tempo varia de paciente para paciente. Uns podem demorar mais e outros menos.

O mais importante é que o dependente químico siga todo o processo do tratamento, sem interrupções, para que sua recuperação seja eficaz.

Interromper o tratamento sem o consentimento médico é um erro muito grande. Isso pode piorar, e muito, a situação do paciente. Sem contar com a grande frustração que a família pode sentir e o próprio dependente químico também.

Recaídas podem acontecer no período da síndrome de abstinência, que é o período onde o dependente químico tem sintomas físicos e mentais por causa da interrupção do consumo da droga que causa a dependência.

Jovens de 15 a 17 Anos, adultos 18 a 59 Anos e idosos 60 a 79 do sexo masculino e Feminino.

 

A partir das Idades citada acima, do sexo masculino e Feminino, com quadros de transtornos de abuso/compulsão de drogas lícitas ou ilícitas e suas respectivas consequências danosas, bem como de co-morbidades psiquiátricas correlacionadas ao diagnóstico toxicomaníaco.

2. Uma atenção especializada em Dependência Química / Alcoólica:

 

Em 1964, a Organização Mundial de Saúde (OMS) postulou que dependência química não tem como característica essencial a tolerância ou a dependência física, mas o consumo compulsivo de drogas, isto é, a pressuposição de uma alteração mais comportamental do que metabólica. Hoje em dia, a revista American PsychiatricAssociation (APA), sistema diagnóstico mais influente para distúrbios mentais, define a dependência química (vício) como um agrupamento de sintomas indicando que o indivíduo continua a usar uma determinada substância apesar de ter consciência de que ela está lhe trazendo danos.

Atualmente a avaliação de um paciente tá envolvido em alterações comportamentais decorrentes do uso de substâncias psicoativas é realizada levando em conta várias dimensões:

 

2.1 Avaliação Física e histórico de problemas de saúde

 

Avalia-se o peso, sinais vitais, integridade física, resposta a estimulos sensoriais, disposição física, se há distúrbio de alimentação e sono, necessidades fisiológicas. Avalia-se também indicios de problemas físicos de saúde, histórico de problemas de saúde, se há presença de ferimentos e dores, investiga-se histórico de tolerância ou alergia a medicações.

 

2.2 Avaliação Clínica de consumo e critérios de gravidade

 

É investigado se há a presença de pelo menos a três critérios apresentados durante os últimos 12 meses como por exemplo: Fissura, tolerância, uso frequente e acima do planejado, abstinência, complicações de saúde em decorrência do uso abusivo e etc, conforme metodologia e classificação do DSM-V.

 

2.3Avaliação motivacional:

 

Estágio do paciente em relação a mudança e suas expectativas em relação ao tratamento.

 

2.4 Avaliação de risco

 

Avalia a existência de problemas agudos relacionados ao uso de substâncias. Principais riscos segundo a NHS (2006):

 

⦁ risco de auto agressão, fuga, suicídio, automutilações.

⦁ risco associado ao uso de droga: overdose, ambientes de consumo violentos;

⦁ risco de causar danos a terceiros: ameaça a equipe, crianças, violência doméstica, condução de veículos;

⦁ Comportamentos de risco, sexo sem proteção, troca de drogas por sexo.

 

2.5 Avaliação psiquiátrica

 

Avalia a presença de transtornos mentais associados e a necessidade de medicação específica para dependência química/alcoólica ou conforme o quadro clínico diagnóstico pelo CID 10.

 

2.6 Avaliação neurológica

 

Avalia a presença de alterações cognitivas. Na Clínica de Reabilitação Jovens Livres Não é uma avaliação obrigatória, mas todo profissional deve considerar a presença de alterações cognitivas entre usuários de álcool e outras drogas.

 

OBS: Quando necessário, o psicólogo responsável também auxilia por meio de aplicações de testes cognitivos para avaliar possíveis prejuízos e se há quadro de demência instalada em casos específicos.

 

Introdução:

 

Os transtornos mentais são agravos de saúde altamente prevalentes na sociedade atual. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), transtornos mentais como depressão, abuso de álcool, transtorno bipolar e esquizofrenia se encontram entre as 20 principais causas de incapacidade. Fato pela qual a ocorrência de internações tem sido um recurso necessário de acordo com a lei 10.2016 e 13.840/19, uma vez que outros serviços de atenção secundária a saúde não são suficientes.

 

Em vista da emergência por práticas de tratamento e saúde mental que sejam eficazes, é lícito afirmar que qualquer proposta institucional que ofereça algum tratamento em saúde mental atualmente precisa de uma equipe multidisciplinar e projeto de tratamento que funcione por meio de etapas, que seja essencialmentehumanizado, tenha uma visão holísticae que considere o sujeito em sua integralidade, com respeito a sua raça, cultura, cor, sexo, subjetividade e etnia.

 

As Clínicas de Recuperação Jovens Livres - é unidades especializadas no cuidado e reabilitação de dependentes químicos/alcoólatras e comorbidades de forma humanizada com resgate a dignidade, através de um trabalho consistente de reabilitação física, cognitiva, comportamental, motivacional e espiritual. Sua filosofia é o bem-estar e a transformação do paciente com a estimulação de suas potencialidades, corresponsabilidade e desenvolvimento de habilidades de enfrentamento para maior auto eficácia em sua ressocialização.

 

Em acordo com as exigências da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, a instituição em questão respeita a resolução - RDC 29 e ampara-se nos critérios de Comunidade Terapêutica privada, com a prestação de serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas (SPA), em regime de residência.

 

O que Disponibilizamos na Clinica de Natal Rio Grande do Norte - RN

 

As Clínicas Jovens Livres em Natal RN oferecemos plantão em atendimento via telefone 24 horas: A instituição oferece atendimento 24 horas para agendamento, orientação, direcionamento de internações em pronta urgência sendo voluntárias ou involuntárias.

 

Avaliações Ambulatoriais Emergenciais: Atendimento multidisciplinar com o paciente e seus familiares. No intuito de avaliar o estado emocional e cognitivo, bem como o nível de abuso ou dependência de uso de drogas. Durante esta etapa se promove, a principio, atendimentos individuais com o paciente e seus familiares, seguidos de um atendimento conjunto com familiares e pacientes, com o objetivo de definir o encaminhamento terapêutico para o caso.

 

Equipe de atendimento em internação com enfoque multidisciplinar: Contamos com uma equipe de saúde multidisciplinar especializada em saúde mental e Dependência Química/Alcoólica..

Admissão do Paciente

 

Para que o paciente seja admitido e submetido ao projeto terapêutico é necessário primeiramente a intenção voluntária deste de se tratar, quando este encontra-se em condições conscientes e apto a tomar decisões, mediante a assinatura de um termo de internação voluntária e com avaliação psiquiátrica com CID da doença, a assinatura e ciência de um responsável da família também é exigido. Salvo em casos de internação compulsória sob ordem judicial e com autorização dos familiares de primeiro grau. Em respeito a lei 10.216 e 13.840/19, será realizado exame de corpo de delito na admissão do paciente em regime de internação e bem como em sua alta de internação.

 

Plano de Ação Especializado para Dependentes Químicos/Alcoólatras:

 

O processo de tratamento consiste em um conjunto de fatores no que se refere a procedimentos avaliativos e ações conjuntas de acordo com a etapa temporal, quadro clínico e motivacional do acolhido, sendo estes:

 

Triagem:

 

I – Acolhimento e Preparação ao Tratamento

II – Entrevista familiar

II – Avaliação física, avaliação psíquica, queixa e motivo da internação.

III – Anamnese individual

IV – Quadro diagnóstico / Encaminhamento da família a grupo de amor exigente ou Terapia Familiar.

V – Aconselhamento psicológico

 

Desintoxicação e Intervenção contra sintomas de abstinência (Início até 3 meses):

 

⦁ Abstinência completa de substâncias psicoativas, com exceção de prescrição medicamentosa psiquiátrica.

⦁ Alimentação balanceada e saudável, frutas, chás, beber bastante líquido são fatores que auxiliam na desintoxicação do corpo.

⦁ Atividades ocupacionais, tais como: laborterapia, laser, atividades lúdicas e musicalidade.

⦁ Intervenção medicamentosa psiquiátrica (conforme necessidade): Em casos de sintomas evidentes de abstinência, tais como: Insônia, ansiedade, depressão, pânico, inquietação, despersonalização, perca do controle dos esfíncteres, desatenção, irritabilidade, delirium tremis, fissura, convulsões, obnubilação, desordem mental, dores psicossomáticas, desidratação e etc.

⦁ Atividades Físicas e Desportivas: Alongamento, Musculação, Atividade de Circuito-Funcional e Jogos Esportivos.

⦁ Terapia em grupo: Reunião de sentimentos, Terapia de Auto-ajuda e Psicoterapia em grupo.

⦁ Técnicas de Relaxamento e controle de Ansiedade: Aulas psicoeducativas, psicoterapia individual, vivências e dinâmicas em grupo.

 

Conscientização e Reencontro familiar: (A partir de 30 dias a 3 meses)

 

⦁ Palestras sobre Efeitos danosos das substâncias psicoativas, Dependência Química e Co dependência.

⦁ Grupo de Autoajuda

⦁ Grupo Maturidade

⦁ Reunião de Sentimentos

⦁ Dinâmicas motivacionais

⦁ Estudos dos 12 passos de A.A/N.A

⦁ Cine debate

⦁ Aconselhamento Familiar

⦁ Atendimento familiar com a participação do acolhido.

⦁ Cultos ecumênicos/ Trabalho de Espiritualidade

⦁ Estimulação a leitura de livros terapêuticos

 

Reeducação Comportamental sobre Auto Responsabilidade (Durante todo o processo de acolhimento):

 

⦁ Rotina e Regimento interno pautado em respeito, responsabilidade, limites, horários e disciplina.

⦁ Psicoterapia individual (Análise funcional e Técnica comportamental de modelagem de comportamentos, método cognitivo para mudanças de crenças sintomáticas, desenvolvimento de resiliência, ressignificação de traumas, Tolerância a frustação e Desenvolvimento de Habilidades sociais assertivas).

⦁ Mapa de avaliação do Acolhido: Avaliação de higiene, pontualidade, trabalho, aceitação, serenidade, espiritualidade, resumo geral, disciplina.

⦁ Estudos dos 12 passos de A.A / N.A

⦁ Feedback comportamental.

⦁ Grupo de Autoajuda

⦁ Dinâmicas e Temáticas sobre Frustrações, Inteligência Emocional, Assertividade, Autoestima, Luto e Saúde-Mental, Relações familiares, Mudanças de hábitos.

⦁ Aula-Psicoeducativa: Desenvolvimento de habilidades sociais, mudanças de comportamentos, estabelecimento de princípios pessoais e interpessoais nas relações humanas.

⦁ Cultos ecumênicos/ Trabalho de espiritualidade

⦁ Projeto terapêutico singular

 

Desenvolvimento de Plano de Vida Pessoal e Estratégias de Enfrentamento para Manutenção da Abstinência (De 2 a 3 meses):

 

⦁ Reunião dos 12 passos do A.A/N.A

⦁ Inventário pessoal de desenvolvimento e reflexão de um projeto de vida para o futuro.

⦁ Aula psicoeducativa sobre Resolução de Problemas

⦁ Inventário de Estratégias de Enfrentamento

⦁ Psicoterapia individual (Método cognitivista de modificação de crenças e comportamentos)

⦁ Dinâmicas motivacionais

  • Sala de Jogos

 

Projeto de Prevenção de Recaídas (Véspera da alta):

 

⦁ Projeto individual e familiar de prevenção de recaídas a partir do Feedback ao acolhido, em relação sua a evolução, histórico de recaídas, fatores de risco, e busca por fatores protetivos. Desenvolvido c/ o Psicólogo ou Terapeuta.

Visitas Quinzenais a Instituição previamente marcadas pelos profissionais (Após alta):

 

⦁ Reencontro com outros acolhidos

⦁ Aconselhamento com Terapeuta ou Psicólogo

⦁ Atendimento Psiquiátrico

 

Estratégia Terapêutica Singular:

 

I - Prescrição medicamentosa (Conforme avaliação psiquiátrica)

II - Psicoterapia Individual Estruturada (Com foco nos fatores que ocasionaram o desencadeamento da doença atual, desenvolvimento de resiliência, identificação das dificuldades e fomento das potencialidades do sujeito)

III - Terapias em Grupo

V - Arte Terapia

IV - Preparação da família

 

Estabilização Clínica

 

I - Prescrição medicamentosa (Conforme avaliação psiquiátrica)

II - Psicoterapia Individual Estruturada com foco em conscientização, modificação de crenças e reeducação de comportamentos

III - Terapias em Grupo

IV - Terapia Familiar

V - Arte Terapia

 

Prognóstico de Desenvolvimento Saudável em Sociedade:

 

I - Feedback psiquiátrico e psicológico

II - Projeto de vida para o futuro

III - Psicoterapia individual

IV - Terapias Motivacionais

V - Desenvolvimento de ferramentas de prevenção e enfrentamento de situações gatilho.

 

OBS: A proposta de tratamento para pacientes com especificidades de doenças mentais está isenta da obrigatoriedade de comparecimento as reuniões específicas para toxicomaníacos.

 

Modalidades de Alta do Tratamento:

 

8.1- Alta por conclusão do período – Se dará quando o acolhido cumprir a programação e estiver em boas condições físicas, psicológicas e disciplinares.

 

8.2- Alta por abandono/solicitação – Se dará quando o acolhido, contrariando a opinião da equipe interdisciplinar, abandona ou solicita o afastamento do programa terapêutico. Ela se dará somente mediante a presença do responsável e sob a autorização do responsável legal pela internação. Em caso de internações voluntárias é obrigatório o acolhido aguardar o período de 48h após a solicitação de desligamento para sua saída da Clínica.

 

8.3- Alta por desligamento administrativo – Se dará quando o acolhido não se adaptar às normas e rotinas de funcionamento da Comunidade e provoca alterações no funcionamento normal da mesma e da Equipe.

Recém Chegado nas Clínica Jovens Livres de Natal 

 

Até 03 dias (Ambientação, desintoxicação, espiritualidade).

 

1º Etapa, Grupo de Adaptação Motivacional: Avaliação 30 DIAS.

03 a 30 dias (Reuniões de estudo e leitura do 1 passo, laborterapia, espiritualidade, conscientização, disciplina, grupo de sentimento, reflexão e ajuda estudo bíblico, psicoterapias, depoimentos e palestras temáticas, prevenção a recaída)

 

2º Etapa do Programa Aprendizado: Avaliação com 60 DIAS.

30 a 60 dias (Reuniões de estudo e leituras de 2º Passo do programa de 12 passos, laborterapia, identificação, espiritualidade, conscientização, disciplina, grupo de sentimento, reflexão e ajuda, estudo bíblico, psicoterapias, depoimentos e palestras temáticas, prevenção a recaída).

 

3º Etapa do Programa Aprendizado: Avaliação Com 90 DIAS.

60 a 90 dias (Reuniões de estudo e leitura do 3º Passo do programa de 12 passos, laborterapia, identificação, espiritualidade, conscientização, disciplina, grupo de sentimento, reflexão e ajuda, estudo bíblico, psicoterapias, depoimentos e palestras temáticas, prevenção a recaída)

 

4º Etapa do Programa Aprendizado: Avaliação Com 120 DIAS.

90 a 120 dias (Reuniões de estudo e leitura do 4º Passo do programa de 12 passos, laborterapia, identificação, espiritualidade, conscientização, disciplina, grupo de sentimento, reflexão e ajuda, estudo bíblico, psicoterapias, depoimentos e palestras temáticas, prevenção a recaída)

 

5º Etapa do Programa Aprendizado: Avaliação Com 150 DIAS.

120 a 150 dias (Reuniões de estudo e leitura do 4º Passo do programa de 12 passos, laborterapia, identificação, espiritualidade, conscientização, disciplina, grupo de sentimento, reflexão e ajuda, estudo bíblico, psicoterapias, depoimentos e palestras temáticas, prevenção a recaída)

 

6º Etapa do Programa Aprendizado: Avaliação Final 165 DIAS.

(Última etapa antes de voltar a sociedade, metas de recuperação e prevenção a recaída.

 

Todos os trabalhos e avaliações desta apostila só podem ser feitas através da liberação do conselheiro terapêutico.

bottom of page