top of page

Clinica para Recuperação de Dependentes Alcoólatras

Clínicas de recuperação para alcoólatras de alto padrão, baixo custo e médio

As clínicas de recuperação de alto padrão são lugares especializados para tratar dependência química, elas disponibilizam os melhores métodos, personalizados e individuais para cada adicto, os familiares são assistidos e o tratamento é feito por completo.



Quando um dependente químico já não consegue mais ter o controle sobre o uso das substâncias químicas ou das bebidas alcoólicas, seus familiares devem intervir imediatamente para que não fiquei pior.

Qual a diferença entre uma clínica de reabilitação normal em uma clínica de reabilitação de alto padrão?


Todas as clínicas de recuperação, independente do seu padrão tem as mesmas finalidades, tratar o adicto para que ele não volte a consumir as substâncias químicas.

Os dependentes são acolhidos com todo o apoio e carinho, os profissionais são especializados neste ramo, a clínica dá suporte psicológico, recupera o físico debilitado do viciado, entre muitas outras vantagens.


Uma infraestrutura completa, para realização de todas as tarefas do dia a dia é um dos diferenciais de uma clínica. Existem lugares para lazer, para consultas terapêuticas e com psicólogos, os ambientes são aconchegantes e tranquilos, a alimentação é balanceada e completa, todos esses fatores são de extrema importância para reabilitação gradual do adicto.

Uma clínica de recuperação de alto padrão tem a infraestrutura mais capacitada para receber a todos.


Vamos mostrar agora um pouco da estrutura de uma clínica.

As clínicas de recuperação de alto padrão são locais harmônicos, silenciosos e muitas vezes localizados no meio da natureza, local ideal para que o dependente químico possa ter a estrutura necessária para lidar com as suas questões. Por esse motivo é essencial a participação de uma equipe da área da saúde 24 horas por dia.

As áreas de lazer também são muito importantes, o adicto se sente distraído nesses locais. As unidades de alto padrão utilizam-se da área de lazer para atividades recreativas, terapias e trabalhos em grupo. O interno é respeitado e ouvido pela equipe.


O ambiente de uma clínica oferece: locais para leitura e descanso, amplo salão, piscinas, áreas relacionadas a estética, área de massagem, academia, quiosques, lagos para pescar, local para fazer churrasco, entre muitos outros benefícios.

As terapias realizadas dentro de uma clínica

Terapias são formas de ajudar muito importantes e essenciais para a saúde do dependente químico e de todas as pessoas no geral. Nestas unidades de alto padrão, os psicólogos e profissionais da saúde elaboram terapia junto com os familiares do adicto, no intuito de ressocializa-lo e manter uma ótima relação entre os parentes.


Monitoramento após a alta


Até mesmo após o fim do tratamento, os pacientes devem receber apoio psicológico e continuar sendo monitorados para evitar possíveis recaídas, é muito comum um dependente químico voltar a utilizar as drogas depois de muito tempo limpo.


Processo de desintoxicação do corpo do dependente químico


Quando é tomada decisão de internar um dependente químico, eles passam por uma avaliação médica no início para o diagnóstico de uma possível intoxicação sistêmica do seu organismo. Geralmente, os dependentes químicos tem crises de abstinência quando o seu corpo passa pelo processo de desintoxicação, é um processo doloroso, porém necessário.

Os sintomas da abstinência incluem: nervosismo, ansiedade, depressão, desespero, irritabilidade, pensamentos ruins, falta de apetite e auto estima baixa.



Enquanto um adicto está internado em uma clínica de recuperação, crises de abstinência são controladas mais facilmente pelos profissionais do local.


A Organização Mundial da Saúde, a OMS, diz que aproximadamente 0,5% de vagas, em média 950 mil leitos, dentro do território brasileiro, são utilizados por dependentes químicos ou alcoólatras.


Grande parte da população brasileira sofre com este problema ou tem algum parente próximo que é dependente químico ou alcoólatra.


Por esse motivo milhares de famílias sofrem diariamente no país, ver um ente querido passando por essa situação não é fácil e a chance de interná-lo pode ser um alívio para muitas pessoas.


Agora falaremos um pouco sobre as principais substâncias químicas utilizadas como droga.

Existem diversas substâncias químicas que podem ser utilizadas como droga, os indivíduos consomem de forma excessiva para produzir uma sensação de prazer e bem-estar, quando ele não consegue mais controlar o uso, ele pode ser considerado um viciado.


As principais drogas que existem e que causam dependências são: crack, cocaína, ecstasy, maconha, cigarro, bebidas alcoólicas, anfetamina, esteroides anabolizantes, heroína, LSD, ansiolíticos, opiáceos, entre outras.


Seja qual for a dependência que faz com que o indivíduo perca a sua vontade e alegria de estar vivo, perca sua cidade com as pessoas, dificulte o relacionamento com seus familiares, os atrapalhe nos seus empregos, se relacione mal com seus filhos, ela deve ser tratada imediatamente para parar de atrapalhar todos os ramos da sua vida pessoal.

Na maioria dos casos, os dependentes químicos não aceitam que precisam ser tratados, isso dificulta muito no tratamento e na evolução clínica dele, sua situação nesses casos pode piorar muito, a maioria destes indivíduos desenvolve depressão e se isolam de seus familiares.


Se nós formos considerar os pacientes que chegam a ser internados em uma clínica de recuperação reconhecendo o problema, o índice de recuperação é muito alto. O local permite que eles mudem completamente a sua visão de mundo e percebam o quão importante é este tratamento. Eles passam a cuidar mais da sua saúde a reconhecer todo esforço que os seus familiares estão fazendo para vê-lo bem.


É necessário muito esforço e dedicação para tornar possível o sonho da reabilitação, o comprometimento deve vir de todas as partes, mas é o adicto que deve se esforçar ao máximo para nunca mais ter uma recaída. A recuperação total é uma vitória de todos.


Procure a clínica de reabilitação para dependentes químicos mais próxima de você, existem muitas variedades no Estado de São Paulo, algumas são de alto padrão, outras são de médio, porém todas têm capacidade e utilizam-se de metodologias comprovadamente eficazes para tratar este problema. Não deixe a situação piorar, tente convencer o adicto com calma e sabedoria, nunca os julgue, a melhor forma de convencimento é através do diálogo. Seja calmo e paciente, tente escutá-lo e entender as suas angústias.


Não deixe de procurar ajuda!



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page