top of page

Clínica de Reabilitação Pai e Mãe em Trindade Goias

Atualizado: há 7 dias

A Clínica de reabilitação pai e mãe em trindade o principal objetivo é proporcionar bem-estar e qualidade de vida, buscando a modalidade que melhor se encaixa em cada caso, o que contribui efetivamente para o sucesso da recuperação do dependente e para o retorno a uma vida produtiva na família, no trabalho e na sociedade. Jovens de 15 a 17 Anos, adultos 18 a 59 Anos e idosos 60 a 79 do sexo masculino e Feminino.


A partir das Idades citada acima, do sexo masculino e Feminino, com quadros de transtornos de abuso/compulsão de drogas lícitas ou ilícitas e suas respectivas consequências danosas, bem como de co-morbidades psiquiátricas correlacionadas ao diagnóstico toxicomaníaco.


clínica para dependentes químicos e alcoolatras
Clínica de reabilitação em trindade pai e mãe

Identificação do Projeto da Clínica pai e mãe


1.1– Nome: Projeto Terapêutico – Clínica de Reabilitação Pai e Mãe em Trindade

Autor: Péricles Carvalho Passos


1.2 – Publico -Alvo: Jovens 15 a 17 Anos, adultos 18 a 59 Anos e idosos 60 a 79 do sexo masculino e Feminino.


1.4 – Equipe Profissionais de Saúde:


Ivano Gomes P Da Silva – Médico Psiquiatra (CRM GO - 6654).

Thiago – Clínico Geral (CRM GO - 19532).

Perícles Carvalho Passos – Psicólogo e Psicanalista ; Mestrando em psicologia pela UFG: Especializando em Saúde Mental e Dependência Química Juvenil e Adulto (CRP 09/010556).

Vanessa Da Costa Luz Santos – Graduada em Enfermagem (COREN 728.776)

Paulo Roberto da Silva – Técnico em Enfermagem (COREN 776.850)

Cleomar da Silva Borges – Terapêuta Hoslitico em Dependencia Química


Equipe de Gestão e Disciplina


Thalysson da Silva – GESTOR ADMINISTRATIVO

Paulo Roberto da Silva – COORDENADOR

Eurismar Alves Santana – COORDENADOR E SEGURANÇA.


2. Uma atenção especializada em Dependência Química / Alcoólica:


Em 1964, a Organização Mundial de Saúde (OMS) postulou que dependência química não tem como característica essencial a tolerância ou a dependência física, mas o consumo compulsivo de drogas, isto é, a pressuposição de uma alteração mais comportamental do que metabólica. Hoje em dia, a revista American PsychiatricAssociation (APA), sistema diagnóstico mais influente para distúrbios mentais, define a dependência química (vício) como um agrupamento de sintomas indicando que o indivíduo continua a usar uma determinada substância apesar de ter consciência de que ela está lhe trazendo danos.

Atualmente a avaliação de um paciente na clínica de reabilitação pai e mãe em trindade tá envolvido em alterações comportamentais decorrentes do uso de substâncias psicoativas é realizada levando em conta várias dimensões:


2.1 Avaliação Física e histórico de problemas de saúde


Avalia-se o peso, sinais vitais, integridade física, resposta a estimulos sensoriais, disposição física, se há distúrbio de alimentação e sono, necessidades fisiológicas. Avalia-se também indicios de problemas físicos de saúde, histórico de problemas de saúde, se há presença de ferimentos e dores, investiga-se histórico de tolerância ou alergia a medicações.

2.2 Avaliação Clínica de consumo e critérios de gravidade


É investigado se há a presença de pelo menos a três critérios apresentados durante os últimos 12 meses como por exemplo: Fissura, tolerância, uso frequente e acima do planejado, abstinência, complicações de saúde em decorrência do uso abusivo e etc, conforme metodologia e classificação do DSM-V.


2.3Avaliação motivacional:


Estágio do paciente em relação a mudança e suas expectativas em relação ao tratamento.


2.4 Avaliação de risco


Avalia a existência de problemas agudos relacionados ao uso de substâncias. Principais riscos segundo a NHS (2006):

⦁ risco de auto agressão, fuga, suicídio, automutilações.

⦁ risco associado ao uso de droga: overdose, ambientes de consumo violentos;

⦁ risco de causar danos a terceiros: ameaça a equipe, crianças, violência doméstica, condução de veículos;

⦁ Comportamentos de risco, sexo sem proteção, troca de drogas por sexo.


2.5 Avaliação psiquiátrica


Avalia a presença de transtornos mentais associados e a necessidade de medicação específica para dependência química/alcoólica ou conforme o quadro clínico diagnóstico pelo CID 10.


2.6 Avaliação neurológica


Avalia a presença de alterações cognitivas. Na Clínica de Reabilitação pai e mãe em trindade Não é uma avaliação obrigatória, mas todo profissional deve considerar a presença de alterações cognitivas entre usuários de álcool e outras drogas.

OBS: Quando necessário, o psicólogo responsável também auxilia por meio de aplicações de testes cognitivos para avaliar possíveis prejuízos e se há quadro de demência instalada em casos específicos.


Introdução:


Os transtornos mentais são agravos de saúde altamente prevalentes na sociedade atual. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), transtornos mentais como depressão, abuso de álcool, transtorno bipolar e esquizofrenia se encontram entre as 20 principais causas de incapacidade. Fato pela qual a ocorrência de internações tem sido um recurso necessário de acordo com a lei 10.2016 e 13.840/19, uma vez que outros serviços de atenção secundária a saúde não são suficientes.


Em vista da emergência por práticas de tratamento e saúde mental que sejam eficazes, é lícito afirmar que qualquer proposta institucional que ofereça algum tratamento em saúde mental atualmente precisa de uma equipe multidisciplinar e projeto de tratamento que funcione por meio de etapas, que seja essencialmentehumanizado, tenha uma visão holísticae que considere o sujeito em sua integralidade, com respeito a sua raça, cultura, cor, sexo, subjetividade e etnia.


A Clínica de reabilitação Pai e Mãe em Trindade - é uma instituição especializada no cuidado e reabilitação de dependentes químicos/alcoólatras e comorbidades de forma humanizada com resgate a dignidade, através de um trabalho consistente de reabilitação física, cognitiva, comportamental, motivacional e espiritual. Sua filosofia é o bem-estar e a transformação do paciente com a estimulação de suas potencialidades, corresponsabilidade e desenvolvimento de habilidades de enfrentamento para maior auto eficácia em sua ressocialização.

Em acordo com as exigências da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, a instituição em questão respeita a resolução - RDC 29 e ampara-se nos critérios de Comunidade Terapêutica privada, com a prestação de serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas (SPA), em regime de residência.


tratamento para dependentes em trindade
Clínica para dependentes quimicos pai e mae em trindade

O que oferecemos


A Clínica pai e mãe oferece plantão em atendimento via telefone 24 horas: A instituição oferece atendimento 24 horas para agendamento, orientação, direcionamento de internações em pronta urgência sendo voluntárias ou involuntárias.


Avaliações Ambulatoriais Emergenciais: Atendimento multidisciplinar com o paciente e seus familiares. No intuito de avaliar o estado emocional e cognitivo, bem como o nível de abuso ou dependência de uso de drogas. Durante esta etapa se promove, a principio, atendimentos individuais com o paciente e seus familiares, seguidos de um atendimento conjunto com familiares e pacientes, com o objetivo de definir o encaminhamento terapêutico para o caso.


Equipe de atendimento em internação com enfoque multidisciplinar: Contamos com uma equipe de saúde multidisciplinar especializada em saúde mental e Dependência Química/Alcoólica..


Admissão do Paciente


Para que o paciente seja admitido e submetido ao projeto terapêutico é necessário primeiramente a intenção voluntária deste de se tratar, quando este encontra-se em condições conscientes e apto a tomar decisões, mediante a assinatura de um termo de internação voluntária e com avaliação psiquiátrica com CID da doença, a assinatura e ciência de um responsável da família também é exigido. Salvo em casos de internação compulsória sob ordem judicial e com autorização dos familiares de primeiro grau. Em respeito a lei 10.216 e 13.840/19, será realizado exame de corpo de delito na admissão do paciente em regime de internação e bem como em sua alta de internação.


Plano de Ação Especializado para Dependentes Químicos/Alcoólatras:


O processo de tratamento consiste em um conjunto de fatores no que se refere a procedimentos avaliativos e ações conjuntas de acordo com a etapa temporal, quadro clínico e motivacional do acolhido, sendo estes:


Triagem:


I – Acolhimento e Preparação ao Tratamento

II – Entrevista familiar

II – Avaliação física, avaliação psíquica, queixa e motivo da internação.

III – Anamnese individual

IV – Quadro diagnóstico / Encaminhamento da família a grupo de amor exigente ou Terapia Familiar.

V – Aconselhamento psicológico


Desintoxicação e Intervenção contra sintomas de abstinência (Início até 3 meses):


⦁ Abstinência completa de substâncias psicoativas, com exceção de prescrição medicamentosa psiquiátrica.

⦁ Alimentação balanceada e saudável, frutas, chás, beber bastante líquido são fatores que auxiliam na desintoxicação do corpo.

⦁ Atividades ocupacionais, tais como: laborterapia, laser, atividades lúdicas e musicalidade.

⦁ Intervenção medicamentosa psiquiátrica (conforme necessidade): Em casos de sintomas evidentes de abstinência, tais como: Insônia, ansiedade, depressão, pânico, inquietação, despersonalização, perca do controle dos esfíncteres, desatenção, irritabilidade, delirium tremis, fissura, convulsões, obnubilação, desordem mental, dores psicossomáticas, desidratação e etc.

⦁ Atividades Físicas e Desportivas: Alongamento, Musculação, Atividade de Circuito-Funcional e Jogos Esportivos.

⦁ Terapia em grupo: Reunião de sentimentos, Terapia de Auto-ajuda e Psicoterapia em grupo.

⦁ Técnicas de Relaxamento e controle de Ansiedade: Aulas psicoeducativas, psicoterapia individual, vivências e dinâmicas em grupo.

Conscientização e Reencontro familiar: (A partir de 30 dias a 3 meses)

⦁ Palestras sobre Efeitos danosos das substâncias psicoativas, Dependência Química e Co dependência.

⦁ Grupo de Autoajuda

⦁ Grupo Maturidade

⦁ Reunião de Sentimentos

⦁ Dinâmicas motivacionais

⦁ Estudos dos 12 passos de A.A/N.A

⦁ Cine debate

⦁ Aconselhamento Familiar

⦁ Atendimento familiar com a participação do acolhido.

⦁ Cultos ecumênicos/ Trabalho de Espiritualidade

⦁ Estimulação a leitura de livros terapêuticos


Reeducação Comportamental sobre Auto Responsabilidade (Durante todo o processo de acolhimento):


⦁ Rotina e Regimento interno pautado em respeito, responsabilidade, limites, horários e disciplina.

⦁ Psicoterapia individual (Análise funcional e Técnica comportamental de modelagem de comportamentos, método cognitivo para mudanças de crenças sintomáticas, desenvolvimento de resiliência, ressignificação de traumas, Tolerância a frustação e Desenvolvimento de Habilidades sociais assertivas).

⦁ Mapa de avaliação do Acolhido: Avaliação de higiene, pontualidade, trabalho, aceitação, serenidade, espiritualidade, resumo geral, disciplina.

⦁ Estudos dos 12 passos de A.A / N.A

⦁ Feedback comportamental.

⦁ Grupo de Autoajuda

⦁ Dinâmicas e Temáticas sobre Frustrações, Inteligência Emocional, Assertividade, Autoestima, Luto e Saúde-Mental, Relações familiares, Mudanças de hábitos.

⦁ Aula-Psicoeducativa: Desenvolvimento de habilidades sociais, mudanças de comportamentos, estabelecimento de princípios pessoais e interpessoais nas relações humanas.

⦁ Cultos ecumênicos/ Trabalho de espiritualidade

⦁ Projeto terapêutico singular


Desenvolvimento de Plano de Vida Pessoal e Estratégias de Enfrentamento para Manutenção da Abstinência (De 2 a 3 meses):


⦁ Reunião dos 12 passos do A.A/N.A

⦁ Inventário pessoal de desenvolvimento e reflexão de um projeto de vida para o futuro.

⦁ Aula psicoeducativa sobre Resolução de Problemas

⦁ Inventário de Estratégias de Enfrentamento

⦁ Psicoterapia individual (Método cognitivista de modificação de crenças e comportamentos)

⦁ Dinâmicas motivacionais

Projeto de Prevenção de Recaídas (Véspera da alta):

⦁ Projeto individual e familiar de prevenção de recaídas a partir do Feedback ao acolhido, em relação sua a evolução, histórico de recaídas, fatores de risco, e busca por fatores protetivos. Desenvolvido c/ o Psicólogo ou Terapeuta.


Visitas Quinzenais a Instituição previamente marcadas pelos profissionais (Após alta):


⦁ Reencontro com outros acolhidos

⦁ Aconselhamento com Terapeuta ou Psicólogo

⦁ Atendimento Psiquiátrico


Plano de Ação para Pacientes em Comorbidade Psiquiátrica:

Triagem:


I – Acolhimento e Preparação ao Tratamento

II – Entrevista familiar

II – Avaliação física, avaliação psíquica, queixa e motivo da internação.

III – Anamnese individual e familiar

IV – Quadro diagnóstico / Aconselhamento familiar


Estratégia Terapêutica Singular:


I - Prescrição medicamentosa (Conforme avaliação psiquiátrica)

II - Psicoterapia Individual Estruturada (Com foco nos fatores que ocasionaram o desencadeamento da doença atual, desenvolvimento de resiliência, identificação das dificuldades e fomento das potencialidades do sujeito)

III - Terapias em Grupo

V - Arte Terapia

IV - Preparação da família


Estabilização Clínica


I - Prescrição medicamentosa (Conforme avaliação psiquiátrica)

II - Psicoterapia Individual Estruturada com foco em conscientização, modificação de crenças e reeducação de comportamentos

III - Terapias em Grupo

IV - Terapia Familiar

V - Arte Terapia


Prognóstico de Desenvolvimento Saudável em Sociedade:


I - Feedback psiquiátrico e psicológico

II - Projeto de vida para o futuro

III - Psicoterapia individual

IV - Terapias Motivacionais

V - Desenvolvimento de ferramentas de prevenção e enfrentamento de situações gatilho.


OBS: A proposta de tratamento para pacientes com especificidades de doenças mentais está isenta da obrigatoriedade de comparecimento as reuniões específicas para toxicomaníacos.

Modalidades de Alta do Tratamento:


8.1- Alta por conclusão do período – Se dará quando o acolhido cumprir a programação e estiver em boas condições físicas, psicológicas e disciplinares.

8.2- Alta por abandono/solicitação – Se dará quando o acolhido, contrariando a opinião da equipe interdisciplinar, abandona ou solicita o afastamento do programa terapêutico. Ela se dará somente mediante a presença do responsável e sob a autorização do responsável legal pela internação. Em caso de internações voluntárias é obrigatório o acolhido aguardar o período de 48h após a solicitação de desligamento para sua saída da Clínica.

8.3- Alta por desligamento administrativo – Se dará quando o acolhido não se adaptar às normas e rotinas de funcionamento da Comunidade e provoca alterações no funcionamento normal da mesma e da Equipe.


Visitas Quinzenais a Instituição previamente marcadas pelos profissionais (Após alta):

⦁ Acompanhamento Psiquiátrico

⦁ Acompanhamento Psicológico e Terapêutico


Centro de recuperação em trindade
Clínica para dependentes alcoólatras

+Mais Clínicas Jovens Livres

Clínica em Porto Velho RO

Clínica em Cuiabá MT

Clínica em Natal RN

Clínica em Florianópolis

Clínica em Macapá

Clínica em Amazonas

Clínica em Belém

Clínica em Brasília

Clínica em Palmas

Clínica em Maceió

Clínica em Anápolis

Clínica em Rio de Janeiro

Clínica em Aracaju

Clínica em Recife

Clínica em Teresina

Clínica em Macapá

Clínica em Patrocínio

Clínica em Uberlandia

Clínica em Salvador BA

Clínica em Belo Horizonte BH

Clínica em Porto Alegre

​​

Atendemos os Planos de Saúde Unimed, Bradesco, Porto Seguro, Sul América entre outro confira ​

Plano de Saúde Unimed

Plano de Saúde Bradesco

Plano de Saúde SulAmérica

Plano de Saúde Porto Seguro

Outros Planos clique aqui

Informações de Registro

CNPJ: 48.460.173/0001-19 - 48460173000119

Razão Social: Centro Terapeutico Pai e Mae LTDA

Nome Fantasia: Centro Terapeutico Pai e Mae

Data da Abertura: 31/10/2022 1 ano e 6 dias

Porte: Micro Empresa

Natureza Jurídica: Sociedade Empresária Limitada

Opção pelo MEI: Não

Opção pelo Simples: Sim

Data opção Simples: 31/10/2022

Capital Social: R$ 30.000,00

Tipo: Matriz

Situação: Ativa

Data Situação Cadastral: 31/10/2022


Localização

Logradouro: Rua Estancia Dimarco, SN

Complemento: Km 05

Bairro: Area Rural de Trindade

CEP: 75393-899

Município: Trindade

Estado: Goiás

Para correspondência: Centro Terapeutico Pai e Mae Centro Terapeutico Pai e Mae LTDA Rua Estancia Dimarco SN Km 05 Area Rural de Trindade Trindade GO 75393-899


Atividades - CNAES

Principal: 87.20-4-99 - Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química e grupos similares não


Secundária(s):

87.20-4-01 - Atividades de centros de assistência psicossocial


+ Unidades em São Paulo

+ Unidades em Goiás

+ Unidades em Palmas Tocantins

+ Unidades em Brasilía

+ Unidades Triangulo Mineiro

+ Unidades em Recife

+ Unidades em Mato Grosso

+ Unidade que atende Unimed

+ Unidade em Curitiba

+ Unidade em Porto Alegre

+ Unidades em Teresina

+ Unidade Rio de Janeiro

134 visualizações16 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page