top of page

Clinica de Recuperação em Teresina - Piauí 

Clinica de recuperação em teresina piaui

Clinica de Recuperação em Teresina - PI, é referência na Região, com anos de experiência no tratamento dependência química e tratamento para alcoólatra

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
O principal objetivo é proporcionar bem-estar e qualidade de vida, buscando a modalidade que melhor se encaixa em cada caso, o que contribui efetivamente para o sucesso da recuperação do dependente e para o retorno a uma vida produtiva na família, no trabalho e na sociedade.

 

O Tratamento na clínica de reabilitação em Teresina - PI, você encontra segurança, profissionalismo e respeito.

 

Essas características estão presentes em todos os nossos processos, do atendimento à internação e conclusão dos nossos tratamentos, ao relacionamento entre pacientes, familiares e nossa equipe terapêutica.

O tratamento de reabilitação para homens dependentes químicos pode ser realizado em duas modalidades, que se dividem em Tratamento Voluntário e Tratamento Involuntário.

O tratamento voluntário, como o próprio nome sugere, acontece quando o paciente aceita de vontade própria iniciar o combate à dependência química.

Sem dúvida o tratamento voluntário é o mais recomendado, pois com a conscientização do paciente, a internação e todo tratamento em si costuma ser mais eficiente e eficaz.

Mas como nem sempre o dependente químico tem consciência de sua situação, o Grupo Jovens Livres também trabalha com o tratamento involuntário, que ao contrário do tratamento voluntário, não necessita da autorização do paciente, bastando a autorização de familiares e responsáveis.

O tratamento involuntário acontece quando a situação foge do controle e o dependente químico corre riscos que podem até o levar ao óbito.

 

Quanto tempo dura o tratamento na clínica de recuperação em Teresina - PI

 

O tratamento na Clinica de Recuperação em Teresina - PI tem uma duração média entre 90 ou 180 dias.

 

Mas esta é apenas uma estimativa. Não existe um tempo exato que se pode dizer que um dependente químico ficará internado.

Vários fatores podem influenciar no tempo de internação e alguns deles são:

  • Tipo de droga consumida

  • Por quanto tempo consumiu

  • A quantidade consumida

  • Se consumiu mais de um tipo de droga

  • Metabolismo do paciente

  • Idade do paciente

 

Isso, apenas para citar alguns dos fatores que definem o tempo de internação na clínica de recuperação masculina.

A duração dos nossos tratamentos é determinada mediante avaliação médica especializada para identificar os itens citados anteriormente e vários outros, como o nível de dependência das drogas e a intensidade com que a saúde física e psicológica do dependente está afetada.

É comum que a família sinta falta do ente querido no período em que ele ficará em tratamento na clínica de recuperação.

E muito provavelmente o dependente químico também sentirá falta de seus familiares.

Mas o tratamento deve ser feito em seu tempo certo e esse tempo varia de paciente para paciente. Uns podem demorar mais e outros menos.

O mais importante é que o dependente químico siga todo o processo do tratamento, sem interrupções, para que sua recuperação seja eficaz.

Interromper o tratamento sem o consentimento médico é um erro muito grande. Isso pode piorar, e muito, a situação do paciente. Sem contar com a grande frustração que a família pode sentir e o próprio dependente químico também.

Recaídas podem acontecer no período da síndrome de abstinência, que é o período onde o dependente químico tem sintomas físicos e mentais por causa da interrupção do consumo da droga que causa a dependência.

Identificação do Projeto da Clínica em Teresina Piauí 

Nome: Projeto Terapêutico – Clínica de Recuperação em Teresina 

Autor: Péricles Carvalho Passos

 

Publico -Alvo: Jovens 15 a 17 Anos, adultos 18 a 59 Anos e idosos 60 a 79 do sexo masculino e Feminino.

 

Equipe Profissionais de Saúde:

 

Ivano Gomes P Da Silva – Médico Psiquiatra (CRM GO - 6654).

Thiago – Clínico Geral (CRM GO - 19532).

Perícles Carvalho Passos – Psicólogo e Psicanalista ; Mestrando em psicologia pela UFG: Especializando em Saúde Mental e Dependência Química Juvenil e Adulto (CRP 09/010556).

Vanessa Da Costa Luz Santos – Graduada em Enfermagem (COREN 728.776)

Paulo Roberto da Silva – Técnico em Enfermagem (COREN 776.850)

Cleomar da Silva Borges – Terapêuta Hoslitico em Dependencia Química

 

Equipe de Gestão e Disciplina

 

Thalysson da Silva – GESTOR ADMINISTRATIVO

Paulo Roberto da Silva – COORDENADOR

Eurismar Alves Santana – COORDENADOR E SEGURANÇA.

 

Uma atenção especializada em Dependência Química / Alcoólica:

 

Em 1964, a Organização Mundial de Saúde (OMS) postulou que dependência química não tem como característica essencial a tolerância ou a dependência física, mas o consumo compulsivo de drogas, isto é, a pressuposição de uma alteração mais comportamental do que metabólica. Hoje em dia, a revista American PsychiatricAssociation (APA), sistema diagnóstico mais influente para distúrbios mentais, define a dependência química (vício) como um agrupamento de sintomas indicando que o indivíduo continua a usar uma determinada substância apesar de ter consciência de que ela está lhe trazendo danos.

 

Atualmente a avaliação de um paciente na clínica tá envolvido em alterações comportamentais decorrentes do uso de substâncias psicoativas é realizada levando em conta várias dimensões:

 

Avaliação Física e histórico de problemas de saúde em teresina

 

Avalia-se o peso, sinais vitais, integridade física, resposta a estimulos sensoriais, disposição física, se há distúrbio de alimentação e sono, necessidades fisiológicas. Avalia-se também indicios de problemas físicos de saúde, histórico de problemas de saúde, se há presença de ferimentos e dores, investiga-se histórico de tolerância ou alergia a medicações.

 

Avaliação Clínica de consumo e critérios de gravidade 

 

É investigado se há a presença de pelo menos a três critérios apresentados durante os últimos 12 meses como por exemplo: Fissura, tolerância, uso frequente e acima do planejado, abstinência, complicações de saúde em decorrência do uso abusivo e etc, conforme metodologia e classificação do DSM-V.

 

Avaliação motivacional:

 

Estágio do paciente em relação a mudança e suas expectativas em relação ao tratamento.

 

Avaliação de risco

 

Avalia a existência de problemas agudos relacionados ao uso de substâncias. Principais riscos segundo a NHS (2006):

 

⦁ risco de auto agressão, fuga, suicídio, automutilações.

⦁ risco associado ao uso de droga: overdose, ambientes de consumo violentos;

⦁ risco de causar danos a terceiros: ameaça a equipe, crianças, violência doméstica, condução de veículos;

⦁ Comportamentos de risco, sexo sem proteção, troca de drogas por sexo.

 

Avaliação psiquiátrica

 

A clínica Amor a Vida em Nova Veneza Avalia a presença de transtornos mentais associados e a necessidade de medicação específica para dependência química/alcoólica ou conforme o quadro clínico diagnóstico pelo CID 10.

 

Avaliação neurológica

 

Avalia a presença de alterações cognitivas. Na Clínica não é uma avaliação obrigatória, mas todo profissional deve considerar a presença de alterações cognitivas entre usuários de álcool e outras drogas.

 

OBS: Quando necessário, o psicólogo responsável também auxilia por meio de aplicações de testes cognitivos para avaliar possíveis prejuízos e se há quadro de demência instalada em casos específicos.

 

Introdução:

 

Os transtornos mentais são agravos de saúde altamente prevalentes na sociedade atual. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), transtornos mentais como depressão, abuso de álcool, transtorno bipolar e esquizofrenia se encontram entre as 20 principais causas de incapacidade. Fato pela qual a ocorrência de internações tem sido um recurso necessário de acordo com a lei 10.2016 e 13.840/19, uma vez que outros serviços de atenção secundária a saúde não são suficientes.

 

Em vista da emergência por práticas de tratamento e saúde mental que sejam eficazes, é lícito afirmar que qualquer proposta institucional que ofereça algum tratamento em saúde mental atualmente precisa de uma equipe multidisciplinar e projeto de tratamento que funcione por meio de etapas, que seja essencialmentehumanizado, tenha uma visão holísticae que considere o sujeito em sua integralidade, com respeito a sua raça, cultura, cor, sexo, subjetividade e etnia.

 

A Clínica de Teresina  - é uma instituição especializada no cuidado e reabilitação de dependentes químicos/alcoólatras e comorbidades de forma humanizada com resgate a dignidade, através de um trabalho consistente de reabilitação física, cognitiva, comportamental, motivacional e espiritual. Sua filosofia é o bem-estar e a transformação do paciente com a estimulação de suas potencialidades, corresponsabilidade e desenvolvimento de habilidades de enfrentamento para maior auto eficácia em sua ressocialização.

 

Em acordo com as exigências da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, a instituição em questão respeita a resolução - RDC 29 e ampara-se nos critérios de Comunidade Terapêutica privada, com a prestação de serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas (SPA), em regime de residência.

 

O que oferecemos em Teresina

 

A Clínica oferece plantão em atendimento via telefone 24 horas: A instituição oferece atendimento 24 horas para agendamento, orientação, direcionamento de internações em pronta urgência sendo voluntárias ou involuntárias.

 

Avaliações Ambulatoriais Emergenciais: Atendimento multidisciplinar com o paciente e seus familiares. No intuito de avaliar o estado emocional e cognitivo, bem como o nível de abuso ou dependência de uso de drogas. Durante esta etapa se promove, a principio, atendimentos individuais com o paciente e seus familiares, seguidos de um atendimento conjunto com familiares e pacientes, com o objetivo de definir o encaminhamento terapêutico para o caso.

 

Equipe de atendimento em internação com enfoque multidisciplinar: Contamos com uma equipe de saúde multidisciplinar especializada em saúde mental e Dependência Química/Alcoólica..

 

O objeto deste Contrato é a prestação particular de serviços clínicos terapêuticos e

acomodações para tratamento de ALCOOLISMO/DEPENDÊNCIA QUÍMICA.

 

Entende-se por atendimento particular de prestação de serviços e acomodações clinicas, o

atendimento efetuado sem nenhuma cobertura com qualquer Instituto Previdenciário (inclusive SUS - Sistema Único de Saúde), cooperativas, empresas comerciais, indústrias, ou de convênios.

O tratamento em teresina 

 

O tratamento será realizado na unidade de teresina espaço 01 02 03

consistindo em hospedagem completa, com quatro refeições, normalmente servido nos

seguintes horários:

8:00 hs – Café da manhã;

11:30 hs -Almoço;

16:00 hs - Lanche da tarde;

18:30 horas– Jantar;

 

Podendo sofrer eventuais variações de horários.

 

O programa terapêutico tem uma previsão de duração de: 03 (Três) meses, em

regime de internação, podendo variar para mais ou menos, dependendo da avaliação da equipe terapêutica da instituição, onde a alta terapêutica será estabelecida por esta equipe de

atendimento, após o período de internação continuada, quando se dará por cumprido o presente contrato.

 

O tratamento oferecido pela contratada é baseado no tratamento com psicoterapia

em grupo e individual, entre outras estratégias estão: programa de doze passos, sessões de

psicoeducação, atividade lúdicas e desportivas, participação em grupos religiosos e oficinas de leitura. O Programa Terapêutico busca resgatar valores éticos, familiares, emocionais e outros no dependente, buscando levá-lo à abstinência.

 

Com a exclusiva finalidade de propiciar a reabilitação e a reintegração social, o paciente, caso

manifeste seu espontâneo e expresso interesse mediante termo de adesão, poderá participar

voluntariamente de atividades de cunho labor ativo, (laborterapia) nas dependências da

Contratada, compatíveis com a sua condição pessoal e de saúde, sem subordinação. As

atividades acima mencionadas serão realizadas no melhor interesse do tratamento do paciente que poderá aderir ou recusar ao seu desempenho a qualquer momento.

 

A coordenação das atividades mencionadas no parágrafo primeiro não será considerada

subordinação do paciente para com os coordenadores e prepostos da clínica.

A atividade laborativa descrita nesta clausula não gera vínculo empregatício, nem

obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim.

 

A família tem direito a um encontro com o médico por mês, em horário a ser

estipulado pelo mesmo e comunicado com antecedência. Caso o familiar não compareça e

necessitar conversar com o médico no mesmo mês será cobrado o valor de uma consulta, a

combinar com a administração.

 

Atestados e relatórios médicos somente serão fornecidos após a consulta conforme

paragrafo anterior.

Os medicamentos e demais materiais necessários não estão inclusos, e serão custeados pelo contratante e cobrados de 15 em 15 dias ao longo do período de internação.

 

Os familiares podem mediante as visitas em dias e horários previamente

estabelecidos pela contratada, acompanhar a evolução do tratamento bem como verificar as

condições das instalações físicas e corpo clínico oferecido pela contratada aos seus pacientes.

Tratamento para dependentes químicos e alcoólicos em Teresina Piauí!

• Equipe altamente qualificada.

• Oferecemos tratamento humanizado.

• Estamos localizados em Teresina Piauí.

• Ambiente familiar


Alimentação saudável: salada verde, legumes frescos, frutas, suco natural.


Café da amanhã;
Almoço;
Café da tarde; 
Jantar;
Chá com bolachas.

Eu Quero!
Eu Posso!
Nós conseguimos ajudar!

✔Desenvolver noção de começo, meio e fim de uma atividade;
✔Aprimoramento de conduta e caráter;
✔ Organização;
✔ Reabilitação física;
✔ Entre outros.

Equipe em Teresina:

• Psicólogo semanal;
• Psiquiatra quinzenal;
• Equipe de enfermagem;
• Nutricionista;
• Educador físico;
• Coordenador disciplinar;
• Consultores em D.Q 24 horas;
• Monitores 24 horas;

Terapia e Reuniões diversas e diárias: 

✔ Reuniões Matinais espirituais;
✔Programa de prevenção à recaída P.P.R;
✔Terapia Racional Emotiva-T.R.E;
✔Os 12 Passos;
✔ Partilha de Sentimentos;
✔ Terapia Cognitiva Comportamental-T.C.C;
✔ Dinâmicas de grupo.

Venha nos conhecer em Teresina.

Lazer:
- Atividades socioeducativas;
- Educação Física em Campo de futebol e Vôlei; 
- Piscina; 
-Hidroginástica com professor.

Duração da internação:
- 03 meses;
- 06 meses.


Valores para internação em Teresina:

 1) Taxa internação R$ 1.000,00 reais;

2) Taxa resgate a depender da localidade;
 
3) Mensalidade R$ 1.500,00 reais.


Para maiores informações, estamos à disposição!

Clínica de Reabilitação em Teresína - Piauí 

Qual o preço de uma clínica de reabilitação em Teresina no Piauí?

Os preços de uma Clínica de Reabilitação depende da sua estrutura Fisíca e profissonais.

Quanto tempo uma pessoa fica em uma clínica de reabilitação em teresina?

bottom of page