top of page

Mensagem de Motivação Para Dependente Químico

Atualizado: 30 de out. de 2022

Tentando entender como funciona a dependência química e buscando uma forma de motivar o dependente no seu processo de tratamento, Prochaska e DiClemente criaram um modelo no começo da década de 1980.


O modelo tem como eixo central o próprio adicto no papel ativo de mudança, além de uma combinação de ideias entre eles.

Segundo eles, o dependente passa pelos cinco estágios de motivação, que são: pré-contemplação, contemplação, preparação ou determinação, ação e manutenção.

Estes estágios transitam pelo comportamento do indivíduo durante todo o processo de tratamento.


A Vida de um Dependente Químico


O uso de substâncias psicoativas provoca um dano no indivíduo, seja no âmbito clínico, psicológico e social em curto, médio, ou longo prazo.

Existem muitos motivos complexos que levam uma pessoa a usar drogas, que é possível identificar em diferentes situações, como: aquele que experimenta por curiosidade, por pressão do grupo de amigos, ou que faz uso ocasional em ambiente favorável.

A vida de um dependente químico, muitas vezes é cheia de problemas nas diversas áreas, é aí que muitos recorrem as drogas por fuga da realidade, estresse, insatisfação e falta de perspectiva na vida.


Tipos de Tratamento para dependentes químicos

Todos os tratamentos para dependentes químicos devem ser realizados por uma equipe de profissionais especializados. O tratamento deve ser individualizado, ou seja, de acordo com as necessidades do paciente. O terapeuta deve avaliar de forma cuidadosa cada caso e discutir com o dependente o plano de tratamento mais adequado.

Não existe um tratamento único que atenda a todos os dependentes químicos, pois o tratamento vai depender da demanda do paciente, ou seja, do tempo de consumo de substâncias psicoativas, da frequência, da quantidade e dos fatores genéticos.

O tratamento em uma clínica para dependentes químicos tem como objetivo a total abstinência do uso de substâncias psicoativas, durante esse processo, o residente passa pela etapa do autoconhecimento, reconhecendo a impossibilidade do uso de álcool e outras drogas e a importância de buscar ajuda para sua recuperação.

Estágios Motivacionais dependência Química

Existem cinco estágios motivacionais da dependência química, são eles a Pré-contemplação, Contemplação, Preparação, Ação e Manutenção.

Na Pré-contemplação o indivíduo não considera uma mudança necessária, pois não percebe seus prejuízos e seus comportamentos como problemáticos, é o início da recuperação, que se caracteriza pela negação da dependência química.

O segundo estágio é o da Contemplação, que é quando a pessoa não se compromete a mudar, mas começa a estabelecer uma conexão entre seus comportamentos adictivos e os problemas a eles associados.

O residente ainda se encontra ambivalente, pois, considera a mudança ao mesmo tempo em que a rejeita. Neste momento tem início a relação do indivíduo com a instituição e o programa, nesse momento ele já considera a recuperação e precisa ser acolhido para buscar motivação para começar sua preparação para a mudança.

Na Preparação a pessoa está pronta para mudar, se compromete com a recuperação e busca ajuda especializada. Começa a falar sobre como a vida pode ser depois da mudança. É o momento que o residente busca toda a ajuda da equipe multidisciplinar, é nessa hora que vemos a importância de garantir uma variedade de recursos para ajudar o paciente a se engajar no tratamento.

Na Ação a pessoa se engaja em ações específicas para alcançar uma mudança através de um plano de ação para ganhar a auto eficácia. Chegou a hora de se munir de ferramentas para pôr em prática a recuperação, recuperando para si a ação positiva.

No estágio da Manutenção se tenta integrar o novo comportamento do dependente a sua vida em geral, mantendo a direção escolhida e um novo estilo de vida suficientemente satisfatório. Esse é o momento da ressocialização, e as ferramentas para usar na sua vida cotidiana.

Dependência Química e Família

A dependência química é uma doença e toda doença precisa de um tratamento específico, o problema vivido pelo dependente químico demanda a ajuda e auxílio principalmente de sua família.

É angustiante para toda família ver quem ama se tornar escravo de uma substância que tem um forte poder sobre ele, porém eles precisam saber que podem ser importantes para o processo de recuperação se forem orientados de forma correta, caso contrário podem agravar ainda mais a situação.

Na relação entre a família e o dependente químico pode acontecer um processo chamado de codependência, que é caracterizado como um transtorno emocional, que está primariamente associada aos familiares dos dependentes químicos.

Na maioria dos casos os codependentes são tanto os familiares como os cônjuges que assumem todos os prejuízos dos comportamentos problemáticos do dependente e que tem uma preocupação excessiva com a sua saúde.

A codependência, é caracterizado pelas seguintes fases: a primeira fase é a de fuga, onde é negada a existência do problema, a segunda é de tentar camuflar através de bens materiais (carros, dinheiro e viagens) para mostrar que é a melhor família do mundo.

Na terceira fase é onde acontece a angústia da família e isso fica visível, onde o desejo de se tratar ganha grandes proporções, na quarta fase achando que já fez de tudo pra ajudar, o sentimento de frustração é enorme podendo acontecer assim, uma tendência à agressividade, e a quinta é de aceitação, onde o sentimento de culpa da família não existe mais.

Importância dos 12 passos

Os grupos de ajuda mútua, são uma sociedade sem fins lucrativos tanto para homens quanto para mulheres, que se reúnem para fazer reuniões ajudando uns aos outros a manter a sobriedade, através da abstinência. As reuniões do AA e NA são de extrema importância para o seu funcionamento, e é dentro destas que o processo de recuperação acontece.

Os Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA), trabalham com o programa dos 12 passos, que são um importante recurso de tratamento, difundido e de pronto acesso ao indivíduo dependente de substâncias psicoativas.

O plano de ação é baseado no convívio dentro de um ambiente seguro oferecido pelo grupo, o propósito é galgar pequenas metas (um dia de cada vez) e manter-se sóbrio só por hoje.

Esse período de sobriedade é lembrado e comemorado com cerimônias entre os participantes.

O modelo pode ser aplicado em qualquer ambiente de tratamento, ou caminhar juntamente com este, em alguns lugares, este é o único tratamento disponível, os alcoólicos e os narcóticos estão presentes em todas as capitais brasileiras.

O programa dos 12 passos se constitui como um fator importante para a recuperação do dependente químico.

Pois, através dele é possível entrar em abstinência total, realizar um cronograma simples de ações para serem feitas de acordo com o tratamento, mudança de hábito, abandonar velhas ideias, procurar ajuda de amigos e envolver-se em assuntos da irmandade, são condutas em que o dependente deve exercer à medida que inicia sua participação no grupo.

Mensagem de reflexões sobre vícios

Sabe-se que o uso de drogas acarreta diversas consequências no âmbito biológico, psicológico, e social do indivíduo fazendo com que a pessoa em estado avançado de dependência perca muitas vezes o controle da sua vida, passando assim, a prejudicar diversas áreas como a familiar, profissional e educacional.

A melhor forma de prevenir a dependência química é não usar a primeira dose, pois não se pode prever e saber se o indivíduo terá fatores de risco como por exemplo, componentes hereditários ou transtornos psiquiátricos entre outros que farão com que ele desenvolva este tipo de doença.

Como ajudar uma pessoa que usa drogas

Ajudar uma pessoa que usa drogas não é tarefa fácil, pois a dependência química é uma doença crônica, que atinge o indivíduo em todas as áreas.

Algumas atitudes podem ser tomadas para ajudar uma pessoa que utiliza substâncias psicoativas, seja pelo apoio da família, fazendo com que a pessoa se sinta mais segura e consiga confiar, ou mesmo se faz necessário procurar ajuda especializada em clínicas de reabilitação para dependentes químicos, para que lá aconteça o devido tratamento.

Além disso, é necessário que a família crie uma forma de manter sempre o diálogo com o adicto, estar mais presente na vida dele, fazer passeios ou atividades físicas, entre outros hábitos saudáveis, se constituem como uma forma de ajudar o dependente químico.




517 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page