Uso de Drogas: Entenda Por Que é uma Doença e Como Tratar

Seu contato é muito importante

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.


Início » Blog » O Uso de Drogas é uma Doença?

O Uso de Drogas é uma Doença?

A dependência química é mais comum do que podemos imaginar em nossa sociedade, mas muitas vezes ela pode não ser percebida ou, até mesmo, não ter a sua gravidade considerada.

O fato é que, enquanto algumas drogas são vistas com maus olhos e têm o seu consumo proibido pelas leis brasileiras, outras são usadas livremente. Isso não significa que elas não sejam igualmente graves nem que não causem sérios danos à saúde, como é o caso do álcool e do cigarro, que podem levar à morte, de forma direta ou indireta.

Apesar de em nossa sociedade o termo ser mais comumente relacionado a drogas como a cocaína, o crack e a maconha, a dependência química também está relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e medicamentos, inclusive os calmantes. Isso porque todos eles possuem substâncias que são capazes de impulsionar novos comportamentos e reações, tanto no estado psíquico quanto físico de uma pessoa.

Como Diferenciar Uso, Abuso e Dependência?

Uso:
É quando a pessoa utiliza a droga de forma rotineira ou não, experimentando, mas que ainda não é prejudicada e tem o controle da situação, ou seja, ela pode parar quando quiser.

Abuso:
Com um uso frequente, é possível notar algumas consequências sociais relacionadas ao uso da substância, como alterações de comportamento — os riscos à saúde já começam a aumentar.

Dependência:
Aqui a pessoa não tem mais controle, não consegue parar de usar a droga e esse uso se torna uma compulsão — os problemas de saúde e de convivência se agravam nesse momento.

A Batalha Contra a Dependência Química

Afirmar que o indivíduo pode se livrar do vício sozinho é um mito recorrente. Apesar de não ser impossível, é um enorme desafio, já que não se trata apenas de força de vontade, mas sim de efeitos químicos produzidos pelo organismo. Muitas pessoas, ao pensarem que podem vencer sozinhas essa batalha, acabam piorando ainda mais o quadro.

Muitas famílias, infelizmente, encaram o problema da dependência química com desdém, percebendo a gravidade quando já é tarde demais. Em vários casos, as primeiras reações dos familiares e amigos são brigar e se afastar, considerando o dependente uma pessoa fraca e que não quer abandonar o vício.

Veja mais sobre o tratamento de dependências quimicas aqui

O Papel do Grupo Jovens Livres

Se a sua família está enfrentando um problema de dependência química, procure uma equipe confiável para ajudá-los. O Grupo Jovens Livres está pronto para lhe ajudar, direcionando você e oferecendo a melhor opção para seu familiar. Entre em contato com um de nossos atendentes para obter orientação.

Entre em Contato Agora | Saiba Mais Sobre Nossos Tratamentos

Perguntas Frequentes

1. O uso de drogas pode ser considerado uma doença?
Sim, a dependência química é reconhecida como uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela envolve alterações no cérebro que afetam o comportamento e a capacidade de controlar o uso de substâncias.

2. Quais são os sinais de que alguém está abusando de drogas?
Alguns sinais incluem mudanças de comportamento, queda no desempenho escolar ou no trabalho, problemas de saúde, e dificuldades nas relações pessoais.

3. Como o Grupo Jovens Livres pode ajudar na recuperação?
Oferecemos programas personalizados de tratamento que incluem terapia individual, terapia de grupo, atividades ocupacionais e acompanhamento médico especializado.


A dependência química é uma doença séria que requer atenção e tratamento adequado. Se você ou alguém que você ama está lutando contra o vício, o Grupo Jovens Livres está aqui para ajudar. Não hesite em buscar ajuda profissional para garantir um caminho seguro e eficaz para a recuperação.

Entre em Contato Agora | Conheça Nossos Profissionais

Sumário
Uso de Drogas: Entenda Por Que é uma Doença e Como Tratar
Nome do Artigo
Uso de Drogas: Entenda Por Que é uma Doença e Como Tratar
Descrição
Descubra como a dependência química é uma doença séria. Saiba como o Grupo Jovens Livres pode ajudar na recuperação com tratamentos especializados.
Autor
Nome do Redator
https://jovenslivres.com/wp-content/uploads/2024/05/Clinicas-Jovens-Livres.png
Logo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
× Como posso te ajudar?