Melhores Tratamentos para Parar de Usar Drogas: Saiba Mais

Seu contato é muito importante

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.


Melhores Tratamentos para Parar de Usar Drogas: Guia Completo

O tratamento para parar de usar drogas deve ser iniciado quando a pessoa apresenta dependência química que coloca em risco sua vida e traz danos para ela própria e seus familiares. O essencial é que a pessoa queira parar de usar a droga e se tratar, pois a força de vontade é o ingrediente mais importante para que a equipe de saúde e os familiares consigam ajudar a largar o vício.

Locais de Tratamento

Pode ser indicado procurar um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou um internamento numa clínica especializada, que garantem que durante esse período não existe contato com qualquer droga, à exceção dos medicamentos indicados para o tratamento. O internamento pode ser parcial, ou seja, ser apenas durante o dia, ou integral, onde a pessoa apenas sai quando estiver completamente recuperada.

Este tipo de tratamento está indicado para pessoas que utilizam drogas que causam dependência física e/ou psicológica, como:

Internamento Voluntário e Involuntário

O internamento para tratar o vício por drogas pode acontecer de forma voluntária, quando a própria pessoa quer iniciar o tratamento, ou pode ser involuntário quando são os familiares que fazem um pedido ao médico para internar a pessoa contra a sua vontade, especialmente quando existe um risco elevado contra a sua vida e das pessoas que a rodeiam. No entanto, os internamentos involuntários têm sido cada vez menos recomendados e utilizados.

Tratamento para Abuso de Álcool

As clínicas especializadas no tratamento do vício por substâncias podem ainda ajudar no tratamento de abuso de álcool. Existem instituições direcionadas para quem consome bebidas alcoólicas e até grupos de apoio na comunidade, como Alcoólicos Anônimos. Veja como é feito o tratamento contra o abuso de álcool.

Processo de Tratamento

Durante o internamento na clínica especializada, a equipe de profissionais trabalha em conjunto para achar a melhor combinação de tratamento para cada caso. Algumas das formas de tratamento mais utilizadas incluem:

1. Remédios contra Drogas

Os remédios para tratar o vício por drogas devem ser usados apenas com supervisão, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que a pessoa realize o tratamento corretamente e reduza os sintomas de abstinência. Alguns exemplos de medicação incluem:

  • Maconha: Fluoxetina e Buspirona
  • Cocaína: Topiramato e Modafinil
  • Crack: Risperidona, Topiramato ou Modafinil
  • Heroína: Metadona e Naloxona

Além desses, outros remédios antibióticos e antivirais podem ser indicados para combater problemas de saúde associados, como tuberculose, pneumonia, HIV ou sífilis.

2. Terapia com Psicólogo ou Psiquiatra

O acompanhamento por um psicólogo ou psiquiatra é essencial para ajudar a abandonar o uso de drogas. A terapia oferece ferramentas úteis para evitar o contato e o consumo das drogas, além de ajudar a família a aprender como conviver e apoiar a pessoa em tratamento.

3. Mudança de Comportamentos

Um fator importante no combate ao vício é a mudança de comportamento. Orientações para mudar o estilo de vida, evitar o contato com drogas e bebidas alcoólicas são fundamentais para diminuir o risco de recaída.

4. Consumo de Drogas em Locais Controlados

Embora polêmico, o consumo de drogas em locais especializados, onde são fornecidos utensílios para um consumo seguro, pode ajudar a reduzir o surgimento de doenças e fornecer assistência médica imediata em caso de overdose.

Onde Encontrar Tratamento Gratuito

É possível acessar tratamento gratuito em várias localidades do país. Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são exemplos de instituições do governo que auxiliam no tratamento das drogas, oferecendo acompanhamento diário e suporte integral.

Tempo de Recuperação

O acompanhamento deve ser feito por, pelo menos, 6 meses, podendo durar de 1 a 5 anos, dependendo da adesão ao plano de tratamento. Nos primeiros 6 meses, a equipe trabalha para deixar a pessoa completamente livre das drogas e, nos meses seguintes, para fortalecer novas atitudes e evitar recaídas.


Se você ou um ente querido precisa de ajuda para parar de usar drogas, entre em contato com a Clínica Jovens Livres para um atendimento especializado e um plano de tratamento personalizado. Ligue agora e comece sua jornada rumo à recuperação.


Perguntas Frequentes (FAQ)

1. Quais são os sinais de que alguém precisa de tratamento para drogas? Os sinais incluem mudanças bruscas de comportamento, afastamento de familiares e amigos, problemas financeiros, descuido com a aparência, entre outros.

2. O que é um CAPS? Os Centros de Atenção Psicossocial são unidades de saúde que oferecem atendimento diário a pessoas com problemas de saúde mental e dependência química, integrando-as ao tratamento sem necessidade de hospitalização.

3. Qual a importância do apoio familiar no tratamento? O apoio familiar é crucial, pois proporciona um ambiente de suporte e encorajamento, fundamental para a recuperação e manutenção da abstinência.


Os melhores tratamentos para parar de usar drogas envolvem uma combinação de medicação, terapia e mudanças de comportamento, com suporte contínuo e personalizado. O acompanhamento deve ser intensivo e integrado para garantir uma recuperação eficaz e sustentável.

Buscando o melhor tratamento para parar de usar drogas? A Clínica Jovens Livres oferece planos personalizados e uma equipe dedicada para ajudar você a superar a dependência. Entre em contato hoje mesmo e dê o primeiro passo para uma vida livre das drogas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
× Como posso te ajudar?