top of page

Como prevenir o uso de drogas pelos jovens

O uso de drogas entre os jovens tem crescido gradualmente, portanto, como prevenir o uso de drogas pelos jovens é uma forma de conscientizar a população de maneira a evitar que novos adolescentes adentrem no mundo dos narcóticos. Assim, a clínica Jovens Livres proporciona informação de ponta sobre como está a situação do país quanto uma política nacional sobre drogas efetiva.

Conforme o portal de Marcelo Parazzi, há uma relação poderosa entre a dependência química e a adolescência. Muitos dos relatos apresentados por dependentes químicos institucionalizados, demonstram que a adolescência é o período inicial do consumo de drogas.

Descobrir o novo a partir dos instintos de adolescente, está atrelado à busca por pertencimento de tribos, fuga de situações difíceis, influência de amigos e familiares e acesso às substâncias num contexto geral. Esses fatores normalmente são predominantes para que as pessoas experimentem as substâncias psicoativas.

Mesmo sabendo dos malefícios da droga, a pessoa se deixa influenciar e acaba experimentando. O que muitos não sabem é que experimentar uma droga ilícita nesta fase, pode ser o primeiro passo para desenvolver a adição. Além do mais, a dependência química é sorrateira e todos que se tornaram dependentes, além de experimentar, foram aumentando a frequência no uso do narcótico.

Mas com tantos problemas associados às drogas no Brasil, como mudar essa realidade de maneira efetiva ao ponto de diminuir a demanda dos jovens por drogas como a cocaína, crack, maconha, LSD e álcool?


A prevenção através da informação é uma saída interessante


A informação é uma arma poderosa contra a dependência química de drogas, além do mais é um meio de como prevenir o uso de drogas pelos jovens. Ter consciência desde cedo do problema que as drogas causam para a vida de quem é viciado é um meio de inibir o jovem de fazer o seu primeiro contato com a substância psicoativa.

Por meio disto, que existe informação de ponta na internet e nos portais do governo sobre o processo de dependência, a identificação da doença da dependência química e os meios eficazes de recurso terapêutico. Por meio de fatores como este que a Clínica Jovens Livres disponibiliza um informação útil para adolescentes que não sabem o perigo das drogas.


Cartilhas informativas podem prevenir que os jovens usem drogas


O PROAD (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes) em conjunto com o Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, criaram cartilhas informativas que podem prevenir que os jovens usem drogas através de um guia completo no portal Criança no Ministério Público.

Na cartilha é possível saber o que é a droga, se todos os usuários vão se tornar dependentes e os efeitos do narcótico no organismo a curto, médio e longo prazo. Deste modo, a criança ou adolescente pode entender de maneira simples a questão dos problemas que permeiam as drogas de maneira a compreender os perigos da substância.


Uma Política Nacional Sobre Drogas mais incisiva como prevenção


O projeto criado pelo Governo Federal consiste em um conjunto de esforços de maneira abrangente em todo o país para a redução da oferta de drogas. Com o decreto alterado pela Lei n. 6.368/1976 se dispôs sobre medidas de prevenção e repressão ao tráfico de drogas ilícitas. Assim, a lei inaugurou uma série de esforços para consolidar uma política nacional sobre drogas mais incisiva de modo preventivo e de combate às drogas.


O CAPS como apoio informativo da família do jovem


Como prevenir o uso de drogas pelo público jovem está atrelado à uma questão de orientação e cuidados por parte dos CAPS como apoio informativo à família do jovem. Pessoas que tenham dúvidas sobre o que é a dependência química e outras comorbidades como os transtornos mentais e comportamentais aliados à dependência podem se informar diretamente nestes centros de tratamentos.

Falar com meu filho sobre drogas desde cedo é correto?

Quebrar tabus desde cedo é importante para que a criança cresça de maneira saudável e saiba dos problemas relacionados às drogas. Assim, com uma conversa amigável com o pré-adolescente ( 9 anos) ao ponto de explicar o que são as substâncias psicoativas e como elas podem ser danosas para o organismo é um meio de informar e cuidar do jovem.

Tenho que ficar de olho no comportamento do meu filho adolescente?

Sim! É imprescindível nesta fase da vida observar os comportamentos do adolescente de maneira a compreender as mudanças comportamentais. Os jovens adolescentes tendem a ser birrentos, contraditórios e ao mesmo tempo desbravadores. Deste modo, é importante além de informar o jovem sobre as drogas, observar se há um comportamento indevido e fora do comum.


Descobri que meu filho está usando drogas, o que eu faço?


Descobrir que um jovem está usando continuamente alguma substância psicoativa é sinal verde para a tomada de uma decisão. Assim, a melhor maneira de promover tratamento é entrar em contato com uma das unidades CAPS para apoio familiar.

Passar com um médico psiquiatra e ter o diagnóstico da dependência química é o primeiro passo para começar um plano eficaz de tratamento. Caso o paciente queira realizar o recurso terapêutico em uma de nossas unidades da clínica Jovens Livres, vale ressaltar entrar em contato telefônico pelo número (62) 993500613 e falar com um de nossos representantes de apoio.

Assim, com um tratamento correto para a dependência química o jovem pode promover autocuidado e ao mesmo tempo viver a experiência única de recuperação. Tratamento medicamentoso e assistencialismo 24 horas, sete dias por semana o procedimento de tratamento é sucesso em nossas unidades.

Jovens Livres é um ambiente acolhedor e familiar

A clínica Jovens Livres é uma unidade de tratamento único para pacientes alcoólatras, dependentes químicos e pacientes mistos em comorbidades mentais. Deste modo, com uma tratamento único, ambiente acolhedor e familiar, familiares podem confiar no processo de recuperação do paciente. Como prevenir o uso de drogas pelos jovens através do tratamento e pós tratamento em nossas unidades é um meio de promover recurso terapêutico de ponta e conscientização para o pós tratamento.



27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page