Como Conseguir uma Clinica de Recuperação Gratuita 

www.jovenslivres.com

A primeira coisa a fazer para conseguir uma vaga em uma clínica de recuperação pública, é passar em um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para obter um encaminhamento. No caso de não haver um CAPS por perto, basta pedir orientação em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Como funciona uma clínica de recuperação gratuita?

 

 

De acordo com a Constituição Federal, todos os brasileiros têm direito à saúde. O artigo 196 diz que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” Partindo desse pressuposto, uma clínica de recuperação gratuita deveria estar ao alcance de todos àqueles que necessitam de tratamento.

Mas todos sabemos que na prática a situação é bem diferente. Não há serviço gratuito para atender todos aqueles que necessitam de cuidados relacionados à saúde. Não é diferente para quem necessita de uma clínica de recuperação para dependentes químicos.

E a alternativa seria recorrer à rede privada, ou seja, às clínicas de reabilitação particulares. No entanto essa não é uma alternativa viável para todos os brasileiros. Na verdade, para a grande maioria das famílias brasileiras essa não é uma opção.

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostraram que em 2018 o número de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza era de 13,5 milhões de pessoas.

Para se ter uma noção, esse número é maior que toda a população de Portugal.

E para ficar mais claro, quando falamos em extrema pobreza, nos referimos à pessoas que vivem com uma renda mensal menor que R$145,00. Pessoas que mal conseguem comprar alimento.

Nem precisamos falar que com essa renda, é impossível sequer pensar em pagar uma consulta médica numa clínica ou hospital particular. Muito menos arcar com os custos em uma clínica de internação para dependentes químicos.

Por que a clínica de reabilitação tem um custo tão alto?

 

Sabemos que cuidar da saúde aqui no Brasil requer um alto investimento se não quisermos depender da rede pública. E com os centros de reabilitação para dependentes químicos a história é a mesma. Mas porque será que o preço que uma clínica de recuperação cobra é tão alto?

Isso acontece por que o tratamento para alcoólatras e dependentes químicos costuma ter um custo elevado para a clínica de reabilitação devido ao grande número de profissionais envolvidos e toda a estrutura do local necessária para a reabilitação do paciente.

Isso, sem contar os gastos com alimentação, medicamentos, contas de água, luz e outras despesas corriqueiras.

Além dos profissionais envolvidos no tratamento dos dependentes químicos/alcoólicos, é necessário que a clínica de recuperação possua um ambiente seguro, tranquilo e confortável.

Tudo isso ajuda e muito na reabilitação do paciente. E manter uma clínica de recuperação com um alto padrão de qualidade não é fácil. Os gastos são muitos.

Por isso as clínicas de recuperação para dependentes químicos particulares precisam cobrar valores relativamente altos. Para proporcionar um atendimento de grande qualidade e assim otimizar o tratamento e a recuperação dos pacientes.

Devemos ter em mente que estamos falando de vidas humanas. De literalmente salvar essas vidas, pois alcoolismo e dependência podem sim levar uma pessoa à morte. Sem contar que indiretamente outras vidas podem ser abaladas de uma forma bem impactante.

Não há dinheiro que pague ver um casal feliz, onde ambos não são dependentes de álcool ou qualquer outra droga.

Não há dinheiro que pague ver um filho com uma vida saudável, longe das drogas. E não há dinheiro que pague ter uma vida recuperada, resgatada, reabilitada.